O aniversário de 1 ano do Murilo

Para começo de conversa o Facetas de Mãe é um espaço para a mãe real, aquela que é dona de casa, cuida das crianças, trabalha duro e nem sempre tem grana sobrando. Por isso estamos sempre falando de decoração acessível, seja em forma de festas ou dicas para organizar e deixar sua casa ainda mais linda depois da chegada dos filhos.
Hoje vou dividir com vocês a minha experiência na primeira festinha de aniversário do Murilo. Ela aconteceu ano passado, o tema escolhido foi Mickey e eu montei toda a festa, escolhi do tema que teria, as comidinhas, coloquei a mão na massa e participei de cada pequeno detalhe.
A primeira coisa que uma mãe que quer montar a festinha do seu filho sozinha precisa saber é que não é fácil, então não se iluda, vai dar um trabalhão (por isso muita gente opta por dar uma apertadinha no orçamento da família e alugar um buffet de festas infantis), como eu não tenho medo de colocar a mão na massa e a grana por aqui não costuma estar sobrando (meu marido rala MUITO e por isso não acho justo gastar naquilo que posso economizar) decidi que ia fazer a festinha do Lilo eu mesma.
A lista de coisas é enorme, bolas, docinhos, bolo, bebidas... Comece fazendo a lista de convidados e trabalhe encima dela para saber quanto de cada coisa vai ser necessário comprar, praticamente tudo na festa depende dessa lista e é através dela também que você saberá quanto de comida e bebida você terá que comprar, nessa parte de números não sou boa, porque sempre sobra MUITA comida nas festinhas do Murilo (ele tá com dois anos agora, o que significa que foram só duas), mas quanto a decoração eu posso ajudar!
Eu rodei muito na net procurando por inspirações de decoração, coisas que cabiam no meu bolso e que fossem fáceis de fazer, uma vez que eu sou apenas uma aspirante a festeira/artesã, eu entendo bem pouco ou quase nada do assunto, apesar de amar tudo isso, e na época do primeiro aniversário do Lilo eu era completamente marinheira de primeira viagem.
Como optei por uma festa pequena (230 convidados) e ou eram da família ou eram amiguinhos dele daqui da rua (sim, aqui tem MUITA criança) não tive muita dor de cabeça, aluguei um pula-pula para as crianças se entreterem e evitar o corre-corre entre mesas (super indico alugar gente, é um dinheiro que vale a pena investir e as crianças adoram), aluguei as mesas, a toalha da mesa do bolo foi um improviso que fizemos com alguns tecidos que vieram junto com o painel que tinha sido usado em um dos aniversários do primo dele (economizamos aí também!)
As comidinhas salgadas foram cachorro quente, salgadinhos (única coisa que compramos prontos, faltando só fritar) e pipoca sem casca. De doces eu mesma fiz os cakepops pra criançada, docinhos de leite ninho, brigadeiro, marshmallows no palito, uma cabeça do Mickey de jujubas, jujubas no copinho, balinhas em latinhas (os adesivos para colar comprei prontos em uma loja de festas, 30 por 1,99), geladinho (pra quem não conhece, é tipo um chupchup/sacolé só que é industrializado), bala de coco e comum, o saquinho surpresa e o bolo de corte que era o mesmo da mesa (presente dos tios do Lilo) e de beber teve refrigerante e água. (gente é aí que entra os tios, amigos mais próximos, padrinhos... coloque o povo para enrolar os docinhos e aproveite para colocar a conversa em dia, as balas podem ser embrulhadas com antecedência e armazenadas na geladeira para evitar formigas, os docinhos não é bom fazer muito antes porque a consistência não fica bacana, mas 3 dias na geladeira em potes com tampa ainda permitem que fiquem gostosos), o molho do cachorro quente é bom fazer no dia, e o bolo você pode ver com antecedência também. Quanto menos coisas deixar para fazer no dia da festa melhor, porque você ainda terá que montar a festa, arrumar a cria e se arrumar, então vai ser correria o dia todo.
A mãe do meu vizinho (o dono do espaço que usamos para fazer a festa), que é uma querida fritou os salgadinhos, temperou a pipoca e ficou montando as coisas para serem servidas, eu, meu marido e alguns amigos nos revezamos no decorrer da festa para fazer tudo funcionar. A lista de pessoas que ajudou na festa é enorme, mas família e amigos estão sempre aí para ajudar na hora do aperto. Durante a festa eu não parei, andei igual uma maluca de um lado para o outro, conversando, servindo (sim, porque não teve garçom) e tirando fotos. Foi uma das dindas do Lilo que fotografou a festa (nada de gastar dinheiro com fotografo!), nós gravamos um CD com músicas infantis que ficou tocando durante a festa, e foi isso. Foi perfeito, saiu do jeito que eu queria e eu deitei na cama aquele dia completamente satisfeita e feliz por tudo ter dado tão certo.
Confira algumas fotos da festa para vocês verem como dá SIM para você mamãe organizar e montar uma festa bacana para o seu pimpolho sozinha.


Bolo de corte que os tios do Murilo deram a ele

Pirulito com orelhinhas do Mickey feitas em EVA preto e coladas nele com cola quente

Cabeças do Mickey feitas de cartolina preta e penduradas pela festa com nailon

Caixa de presentes feita com TNT e EVA branco

Os docinhos ficaram em pratos de plastico sob copos vermelhos

Usamos uma bancada que já existia para colocar os saquinhos surpresas

Toalha da mesa feita com tecidos de diversos tamanhos e arco de bolas feito pelo Gui (o vizinho que ajuda em tudo!)

Latinhas com balas, os adesivos custaram 1,99 com 30 em uma loja de festas

Jujubas no copinho e balas de coco e comum embrulhadas em papel nas cores da festa

Marshmalows no palito

Essas cabeças do Mickey encima da mesa com docinhos são porta retratos com imãs de geladeira feitos em EVA que fiz para dar de lembrancinha, infelizmente não tenho nenhum foto de qualidade deles
Então mamães foi assim a festinha de 1 ano do meu filho, não foi nada chique, apenas para as pessoas que de fato fizeram parte da vidinha dele no seu primeiro ano de vida e ele curtiu MUITO, foi no colo de todos e não chorou nenhuma vez.
Para minha primeira festa organizada sozinha deu para o gasto, não é? E aí, anima montar a festinha do seu filho sozinha? Se precisar de ajuda nós do Facetas de Mãe estamos aqui para ajudar, com as dicas que aprendi nos últimos anos estamos cheios de ideias que você pode colocar em prática. Um beijão pra você e até a próxima!

Por Bianca Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário