O quarto Montessoriano


Hoje o assunto é decoração, vocês já ouviram falar do método Montessori? Esse método é formado por um conjunto de teorias, praticas e materiais didáticos desenvolvidos pela médica Maria Montessori, hoje nós vamos citar um dos métodos de criação, que pode ser aplicado no quarto dos pequenos para facilitar a vida deles e ajuda-los no seu desenvolvimento psicológico e motor, tornando-os crianças independentes e seguras. O quarto deve ser montado visando a ótica da criança, uma vez que o quarto pertence a ela e não a do adulto, os moveis são pequenos, as prateleiras são baixas, espelhos são distribuídos e tudo fica ao alcance das crianças, para que elas possam aprender a utilizar cada pequeno objeto que está a sua disposição.
A seguir citamos alguns dos pontos principais do quarto Montessoriano para vocês entenderem melhor.

Nada de berço!

Ao invés de colocar um berço com grades que rende e limita a criança, usa-se um colchão para que a criança tenha a liberdade de se levantar ou deitar, por ser baixo não há riscos de queda e ainda pode-se usar tapetes de EVA por baixo, assim se a criança/bebê rolar do colchão não corre o risco de machucar.




Aprendendo a ser independente.

Cômodas, estantes e prateleiras deixam de ser altas para terem o tamanho da criança, assim elas aprendem com a ajuda dos pais a guardar seus pertences, e podem pegar o que quiser na hora que quiser sem precisar da ajuda de um adulto. Lembre-se sempre de evitar moveis com quinas que podem machucar os pequenos em caso de quedas, ou esbarrões.



Tudo ao alcance das mãos!

Espelhos, quadros, fotos, roupas e sapatos sempre dispostos na altura dos olhos e ao alcance das mãos das crianças. O espelho faz com que ela se conheça melhor, com gestos e brincadeiras, seu filho vai se familiarizando com sua própria imagem. A criança aprende onde ficam suas coisas e se sentem livres para usar tudo o que está ao seu redor.



Decoração minimalista

Já notou que seu filho tem dezenas de brinquedos e acaba não brincando nem com metade deles? Pois é, no método montessoriano os brinquedos são trocados em rodízios, ficando assim uma quantidade limitada para que a criança realmente brinque com eles, e quando ela enjoa você pode troca-los por outros que estão guardados, assim sempre haverá novidade, e dessa forma a concentração da criança também é estimulada por ter menos estimulo a cercando todo o tempo.


Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado, beijão e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário