É "Não" que não acaba mais!

Quando pensei em escrever sobre a teimosia do Murilo das crianças, eu tinha visualizado uma imagem de uma criança apontando o dedo e fazendo cara de má, dai me dei conta que essa imagem era a que eu tinha do Murilo quando ele cisma em bater boca comigo. Sim caras leitoras, aquele miniserhumano de dois anos de idade que nem fala tudo direito ainda já bate boca comigo desde sei lá, um ano e meio (?)

Pois bem, aqui em casa estamos numa fase terrível complicada, onde tudo o que eu digo, ou qualquer outra pessoa tem resposta na ponta da língua: NÃO, NÃO E NÃO.

-Murilo vamos escovar os dentes?
- Não.
- Murilo fecha a geladeira.
- Não.
- Murilo desce de cima do bujão de gás.
- Não.
- Murilo não bate na Dorotéia (nossa cachorra).
- Não.
- Murilo para de dizer não.
- NÃO. Rs

Apesar de soar engraçado e muitas vezes ser, no fundo não é. Eu me seguro para não rir, e minha irmã diz que ele anda fazendo isso porque não me leva a sério quando vê minha cara de riso preso, mas a verdade é que apesar de preocupante, eu como mãe de primeira viagem e completamente apaixonada por essa criaturinha que mesmo em seus ataques de raiva desperta o maior amor em mim, muitas vezes não consigo segurar o riso, porque ele se acha tão grande, tão dono de si que diz não até quando quer dizer sim. Visualize a cena, Murilo louco por rua (porque nunca vi criança gostar tanto de rua como ele) está sentado quieto vendo O Cavaleiro Mike, dai a mãe dele o chama pra ir andar de bicicleta com o primo Miguel na rua.

- Murilo vamos pra rua andar de bicicleta?
- Não.
- Então tá.

Viro as costas e meio minuto depois ele está com o chinelo na mão correndo atrás de mim e choramingando “Ua mamãe, ua”.

Eu como a mãe que sou fui atrás de ajuda com meu amigo Google pesquisar o que eu ando fazendo de errado e se isso acontece em outros lares mundo afora.

Sabe o que eu descobri? Que a criança ao entrar na fase do “Não” está descobrindo que tem suas próprias vontades, por isso muitas vezes ela diz “não” para tudo. Como resolver isso? Pois bem mamãe, dê opções a elas, ao invés de dizer “Fulano calce o tênis”, diga “Fulano você quer usar o tênis ou a sandália hoje?”, “Vá comer uma fruta”, “Você quer uva ou morango?”, assim você respeita essa fase do crescimento da criança que ela quer ter direito a fazer escolhas, mas acaba fazendo com que ela faça o que você quer também. 

Ambos saem ganhando e isso pode ser usando em todos os aspectos, desde escovar o dente até mesmo na hora de resolver brigas. Deixe-o levar um brinquedo para o banho, dê a ele opções e ele vai escolher, mas lembre-se de não permitir que ele leve os dois, pois assim ele não fez uma escolha, e acaba “saindo ganhando”. Em último caso se a criança ainda está indecisa diga a ela que você vai contar até dez e ela terá que escolher, caso contrário você escolherá por ela.

Além da questão do desenvolvimento da criança, ela pode estar utilizando muito o “não” porque ouve muito “não”, portanto dose a quantidade de “não” que sai da sua boca, quando for dizer “Não mexa aí”, diga “Fulano tire a mão daí”, assim a criança verá também que o “não” não precisa ser aplicado a tudo.

Lembre-se também que não deixar a criança exercer tudo o que quer quando quer não é maldade, pelo contrário, seu trabalho como mãe é cuidar, ensinar e proteger e uma criança que só quer fazer o que quer não é bom, nem pra você e nem para ela. Portanto ensine limites e seja firme, com o tempo as coisas ficam mais fáceis e lembre-se sempre de ter paciência, contar até dez ás vezes é uma ótima solução e se não funcionar conte até 20!

Espero ter ajudado, por aqui já estou colocando em pratica essas dicas, se você tiver algo parecido acontecendo por aí conte para nós, vamos adorar saber sua opinião.
Beijo e até a próxima!

(Para ler a matéria que li na minha busca do google clique aqui)

Por Bianca Martins

2 comentários:

  1. Aqui em casa o rapazinho também está assim!
    Como se fosse um adulto, tem resposta pra tudo e adora falar NÃO!
    Boas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É desse jeito Franciele! Que bom que você gostou das dicas! Beijão

      Excluir